Home / Notícias / Vereadores aprovam projeto de entrega de absorventes para alunas em Trabiju
Vereadores aprovam projeto de entrega de absorventes para alunas em Trabiju

Os vereadores da Câmara Municipal de Trabiju aprovaram nesta segunda-feira (5) o Programa de Cuidados com as Estudantes da rede municipal de ensino de Trabiju. O projeto entregará absorventes para as alunas das unidades escolares do município.

O projeto, de nº 022/2022, prevê que as unidades de ensino fundamental organizem uma cesta de higiene com absorvente descartável com abas, externo, para oferecer às alunas no ambiente escolar sempre que for necessário.

O projeto ainda diz que a cesta poderá conter outros itens, como lenço umedecido e desodorante sem perfume. “Muitas meninas têm condições de acesso apenas se adquirirem o item de higiene em detrimento de outro fundamental para sua sobrevivência, como aqueles de alimentação. Por outro lado, muitas não possuem sequer a possibilidade de escolha, se encontram em condições de extrema vulnerabilidade: como caso de estudantes que até mesmo não participam das aulas no período menstrual por não terem o item básico de higiene”, argumenta um  trecho do projeto encaminhado pela Prefeitura.

O projeto de Lei nº 021/2022 que trata sobre a elaboração das diretrizes orçamentárias do Executivo para o exercício financeiro do ano de 2023 foi enviado para as comissões.

A sessão ordinária desta segunda-feira (5) foi transmitida ao vivo e está disponível no Facebook da Câmara de Trabiju.